segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CUIDADOS COM OS PÉS NO INVERNO

Os problemas mais comuns decorente do uso prolongado de sapatos fechados no inverno, são o ressecamento, micoses, calos e calosidades. O uso de meias faz com que os pés não respirem e em geral sofrem problemas com a falta de hidratação e que podem ser amenizados com alguns pequenos cuidados.
No caso do ressecamento pela falta de hidratação pode até num caso extremo resultar em fissuras pelo uso de meias sintéticas que não absorvem o suor do pé. Deve-se usar meias de algodão e hidratar os pés de manhã e a noite. Há casos em que as lesões são causadas por patologias como diabetes, hipertensão, obesidade, problemas cardiovasculares e que se estas são as razões que levaram os pés a ter fissuras, nenhum tratamento terá efeito se um médico não acompanhar e tratar estas doenças. Deve-se também evitar de lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangra com facilidade. Com a ajuda de uma podóloga você poderá fazer a hidratação mais profunda, ela irá avaliar as fissuras e poder dar o lixamento necessário para não romper mais os tecidos, agravando o caso.
O suor dos pés podem resultar em micoses entre os dedos ou nas unhas (assunto abordado em publicação anterior). Entre os dedos a pessoa apresenta coceiras, bolinhas, ardor e até sangramento. Além de evitarmos as meias sintéticas, devemos secar bem os pés após o banho, dando atenção especial á região entre os dedos e as unhas. O ideal é não usar o mesmo sapato todos os dias e após usar um par deve-se deixá-lo em um lugar arejado ou no sol para que seque.
O uso prolongado de botas e sapatos apertados no inverno também colabora para que os pés apresentem calos e calosidades. É importante fazer uso de sapatos confortáveis, com solado de borracha. Quem tem problemas com calos e calosidades precisa procurar uma podóloga, não deve-se tentar resolver o problema sozinho para que não fique pior. O importante é procurar um profissional adequado quando necessitar.
Dica: Para as micoses de unha pode-se usar uma gota de óleo de melaleuca em cada unha e massagear diariamente. Para assepsia dos pés utilize o óleo de melaleuca passando com um algodão. Para combater o mau cheiro dos pés, após o banho borrife os pés diariamente com uma solução que contenha o óleo de melaleuca e também pode-se borrifar dentro dos sapatos antes de colocá-los para secar antes de guardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário