sábado, 31 de julho de 2010

GORDURAS POLIINSATURADAS

As gorduras poliinsaturadas são representadas pelas séries ômega-6 (linoléico e araquidônico) e ômega-3 (a-linolênico,eicosapentaenóico e docosahexaenóico). O ácido linoléico é essencial e o precursosr dos demais ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-6, cujas fontes alimentares são os óleos vegetais, exceto os de coco, cacau e palma (dendê). Os ácido graxos poliinsaturados reduzem o colesterol e o LDLc, por vários mecanismos, sendo os principais: menor produção e maior remoção de LDL e alteração da estrutura das LDL, de forma a diminuir o conteúdo de colesterol da partícula. Os ácidos graxos ômega 3 são encontrados em peixes de águas muito frias (cavala, atum, sardinha, salmão) e a sua concentração depende da composição do fitoplâncton local, isto é depende da quantidade e da qualidade do fitoplâncton que tais peixes se alimentam.
As fontes de ácido a-linolênico são os tecidos verdes das plantas, linhaça, óleo de soja e de canola. Os ácidos graxos ômega 3 diminuem a trigliceridemia plasmática por reduzirem a secreção hepática de VLDL. Além disso, apresentam importantes efeitos no endotélio, na coagulação e no processo inflamatório. Assim, o consumo de peixes está associado á baixa prevalência de doenças cardiosvasculares. Recomenda-se um consumo de 180g semanais de peixes ricos em ômega 3.
Existe também as cápsulas oleosas do Oleo de Peixe Ômega 3 e 6 que é uma ótima opção para substituir os alimentos quando não são consumidos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário