quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SOJA

A soja possui vários componentes fitoquímicos que auxiliam na prevenção de diversas doenças. Com relação as doenças cardiovasculares, as evidências demonstram efeitos benéficos para a redução do colesterol e da placa aterosclerótica e inibição da ação da protrombina, como pela ação das isoflavonas.
Alguns dos mecanismos de ação envolvidos são a ação no receptor estrogênico das células de forma semelhante ao estradiol, atuando no metabolismo do colesterol e das lipoproteínas, o aumento da degradação e depuração de colesterol por meio do aumento da secreção biliar e a inibição da síntese de colesterol endógeno.
A Food and Drug Administration (FDA) conclui, por meio de diversos estudos, que o consumo diário de 25g de proteína de soja e de 50mg de isoflavonas contribuem para a redução da incidência de doença coronariana. Pode também ajudar a reduzir o colesterol, quando seu consumo estiver obrigatoriamente associado a uma dieta equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. As melhores fontes alimentares de soja são o feijão de soja, o queijo de soja (tofu), o leite de soja e alimentos com proteína isolada de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário