segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ENXAQUECA

A enxaqueca é caracterizada pelas dores de cabeça que vão e voltam, pode ser de um lado só, ou dos dois lados, geralmente tem caráter pulsátil ou pode ser também em pontadas, com intensidade moderada a intensa. Geralmente é acompanhada de náuseas, vômitos, fonofobia (sensibilidade a sons altos) e fotofobia (sensibilidade a luz). Alguns sintomas podem aparecer horas ou dias antes da cefaléia, incluindo falta de apetite, hiper atividade, depressão nervosa, irritabilidade, bocejos repetidos, dificuldade de memória, desejos por alimentos específicos, como o chocolate e sonolência. Geralmente a enxaqueca dura de 4 a 72 hotas com 3 ou mais crises por mês. A dor de cabeça enxaquecosa também pode ser observada nas crianças, nas quais pode se manifestar associada a dores abdominais recorrentes, vômitos, tonturas e dores nas pernas.

A enxaqueca pode ser desencadeada por inúmeros fatores entre eles o stresse físico e emocional, determinados alimentos (álcool, queijos, vinho tinto, embutidos), falta de sono ou excesso de sono, e alterações hormonais súbitas, como a menstruação nas mulheres. Esses fatores desencadeantes tem que ser individualizados a cada paciente para poder assim evitá-los na medida do possível controlando as crises. Algumas dicas:

Procure não fumar ou ficar perto de quem fuma.

Evite o consumo diário de cafeína (café, refrigerantes, etc)

Beba muita água

Vá dormir cedo e procure acordar todos os dias no mesmo horário.

Exclua o leite de vaca de sua dieta, consuma os derivados fermentados como o iogurte natural e leite fermentado (tipo yakukt). Evite o queijo amarelo.

Não coma doces em excesso, evite o consumo de pães.

Evite o chocolate em excesso, produtos industrializados como os enlatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário