segunda-feira, 13 de junho de 2011

TOSSE

A tosse é a expulsão barulhenta e súbita do ar dos pulmões e que pode ou não estar acompanhada de muco (catarro). É um reflexo que protege os pulmões do efeito nocivo das bactérias, vírus, fungos, poeiras e outras substâncias danosas. Contudo pode ser voluntária como a resposta a um estímulo como por exemplo a fumaça.

Existem muitas causas possívies para a tosse, podemos citar: tabagismo, asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infecções da garganta, laringe, sinusite, alergias, refluxo naso-esofágico, engasmo, algumas medicações (anti-hipertensivos) e algumas causas mais graves como câncer das cordas vocais, pulmões ou esôfago, tuberculose.

É muito importante procurar orientação médica para inventigar de onde vem a sua tosse principalmente se ele tem duração de mais de 3 semanas, só o médico poderá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento.

Com a chegada do inverno os casos de gripes, resfriados, dores de garganta e rinite geralmente acompanhados de tosse aumentam. Podemos usar medidas caseiras para estes casos. Existem produtos naturais que após diagnóstico médico podem ser usados como tratamento coadjuvante, como por exemplo:

Alcaçuz: bronquite, tosse, laringite, resfriados

Assa peixe: expectorante, tosse, resfriados

Avenca: afecções catarrais, bronquite, tosse, laringite,faringite

Buchinha do norte: uso externo para inalações, sinusite

Eucalipto: uso externo para inalações, desinfetante das vias respiratórias

Gengibre: asma, bronquite, rouquidão

Guaco: expectorante, tosse, bronquite e resfriados

Limão bravo: resfriados, tosses, gripes

Poejo: expectorante, asma, gripes, resfriados, tosse alérgica e crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário