terça-feira, 14 de dezembro de 2010

POLIPODIUM LEUCOTOMOS

O Polypodium leocotomos é uma planta que se desenvolve exclusivamente nas selvas e bosques tropicais hondurenhos. O Polypodim possui propriedades antioxidantes, antiinflamatória, supressora de citocinas e inibidoras de leucotrienos. Os europeus empregavam o extrato de Polypodium leucotonos durante mais de 10 anos como elemento de um programa global de saúde para manter seu sistema imunitário melhor.
Utilizado por via oral ou tópico, o extrato é o primeiro fotoprotetor oral com eficácia aprovada pelos dermatologistas. Estudos revelam uma redução do impacto dos raios UV contra as células da pele, preservando os fibroblastos e mantendo a capacidade de produzir colágeno.
O Polypodium leucotomos ajuda a regular o sistema imunológico e protege a pele de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas). Por ter propriedades antioxidantes, inibe a liberação da enzima metaloproteinase, responsável pela quebra de fibras de colágeno e elastina - causa do envelhecimento causado pelo sol - e assim, preserva o sistema cutâneo.
Enfim, o Polypodium leucotomos é usado como antiinflamatório, estimulante cerebral, fotoprotetor, cicatrizante, antioxidativo, imunomodulador, previne o fotoenvelhecimento, protege o DNA celular. O Polypodium pode induzir a hiperglicemia em pacientes diabéticos; e ulcera gastroduodenal. Não se tem estudos realizados sobre sua segurança na gravidez e lactação.